Como criar uma Persona em 5 passos

Uma das maiores dificuldades que o afiliado encontra no início de seu negócio on line é de como identificar e como criar uma persona. Muitas das vezes ele tem uma persona definida e não consegue realizar vendas e possivelmente uma das razões pra esse problema, possa ser a sua persona.

Quando não definimos corretamente nossa persona, não conseguimos ter uma comunicação efetiva e se conectar diretamente com esse público ideal para o nosso negócio. E muitas vezes isso acontece por não sabemos a diferença entre um público alvo e uma persona.

O público alvo é uma parte geral de pessoas que pode adquirir seus produtos e serviços. É algo relacionado com dados demográfico e geográfico daquele público.

Por exemplo: Você vende um produto para mulheres que tem de 24 a 40 anos, que moram em São Paulo, são da área da beleza e tem ganhos entre 2mil a 4mil reais.

E a sua persona ela vai ser encontrada dentro desse público, só que de uma forma mais detalhada, humanizada e o principal é que você consiga identificar e responder essas perguntas:

  • Qual a relação que o meu produto tem com essa persona?
  • Como o meu produto pode solucionar um problema na vida dessa pessoa?
  • Como e porque essa pessoa consome esse produto?

Mas afinal o que é persona?⁣

⁣Persona é a figura representativa do cliente ideal para o seu negócio. Com estudos em dados reais de comportamento como sonhos, medos, hobbies por exemplo.⁣

⁣Você conhecendo exatamente o perfil dessa persona, você conseguirá se comunicar melhor e criar uma conexão maior com essa pessoa por conhecer melhor seus hábitos, hobbies, objetivos e medos que aquela pessoa tem. ⁣

De forma que você consiga determinar um tipo de conteúdo para alcançar o resultado que deseja e também definir o tom e o estilo de linguagem dessa persona.

E o principal é descobrir onde essa persona busca informações e como eles desejam consumir.

Entenda que para cada produto existe uma persona especifíca

Há alguns anos fui consultora da Mary Kay. A Mary Kay tinha vários produtos pra tipos de públicos e personas diferentes. ⁣

E a forma de abordagem pra cada tipo de persona era diferente.

Cada produto tem um tipo de personaCada produto tem um tipo de persona
Cada produto tem um tipo de persona

Um exemplo na hora de agendar uma sessão de beleza com uma mulher mais jovem, era mais indicado oferecer uma sessão de automaquiagem, por que poderia ter mais interesse e com uma mulher mais madura uma sessão de cuidados com a pele. ⁣

De qualquer forma para as 2 pessoas seriam oferecidos as 2 sessões de beleza, mas em outro momento.⁣

Durante a sessão contamos um pouco sobre a história da empresa e sobre a nossa história de vida. E porquê isso? Por que histórias conectam pessoas e pessoas compram de pessoas que confiam, que se identificam E isso tudo é uma estratégia de marketing.⁣

E pra finalizar a sessão ainda se oferecia a oportunidade de negócios pra essa pessoa. E aí, que conhecer bem a sua persona fazia toda a diferença. ⁣

Conhecer seus sonhos, anseios e objeções, faz que você consiga levar sua persona ao resultado que você quer alcançar.

Por isso, saber se comunicar com o público certo pro seu negócio e entendendo bem ele, faz com que você tenha mais resultados.

⁣Mas como criar uma persona?⁣

Pega papel e caneta que vou dar 5 passos para definir a persona do seu negócio.

Como criar uma persona em 5 passos
  1. Defina quem é seu público alvo: idade, profissão, estado civil, pai ou mãe
  2. Quais são as Dores/medos da sua persona?
    Que problema ela precisa resolver?
    O que pode acontecer senão resolver?
  3. Quais são os sonhos/objetivos que ela tem?
    O que ela quer realizar?
    Como você pode ajudar nesse sonho/objetivo?
  4. Quais são os hobbies dela, o que ela gosta de ver, quem ela admira. Qual sua religão, seus hábitos, orientação sexual, marcas que gosta.
  5. Quais as redes sociais que ela acessa, que horários costuma ficar, que interesse ela tem nessa rede.
  6. Dica bônus: Uma forma de você descobrir e entender a sua persona é pesquisando o público de seus concorrentes. Como eles desenvolvem o trabalho com esse público. Através da página de busca do Google ou pelo formulário do Google, você consegue criar uma pesquisa para as pessoas responderem. Ou se você já tem um público pelas redes sociais mesmo faça enquetes e perguntas.

Realmente eu preciso criar uma persona

Sim. É trabalhoso definir a persona? É sim. Mas é isso que vai te ajudar a criar todo o seu conteúdo e inclusive sua oferta pra vender algum produto que solucione o problema dela.

E depois se precisar, pode criar também uma persona específica para um produto por exemplo.

Exemplo:
Você é manicure que faz alongamento e tem suas clientes fiéis e você é muito boa no que faz. Começou atrair suas clientes com seu trabalho nas redes sociais e inclusive outras manicures te acompanham e sempre pedem dicas.

Persona no nicho de unhas

As suas clientes querem ficar com as unhas bonitas por mais tempo, então você posta dicas de como manter mais tempo as unhas bonitas, como hidratar as cutículas, como tomar cuidado para não quebrar o alongamento. Tendências de esmaltes e por aí vai porque você já conhece o seu público.

Com o passar do tempo percebeu a procura por outras manicures que usavam as dicas que você passava para suas clientes e também tiravam outras dúvidas com você que eram recorrentes. E você percebeu que existia uma necessidade desse mercado para esse tipo de persona. Baseado nessas dúvidas, você resolveu criar um curso específico para ajudar outras manicures.

Consegue perceber que o subnicho é o mesmo “unhas” mas o tipo de público e persona é outro?!

Às vezes no mesmo nicho podemos ter vários tipos de personas. Por isso, entender quem são e como se comunicar com elas é muito importante.

Se esse post te ajudou de alguma forma, deixe um comentário e compartilho com seus amigos.

Sobre o Autor

tabithanakazato

No mundo da internet desde 2003, ainda quando era tudo mato...rssss. Quando comecei a criar sites e animações pelo flash. Trabalhei em provedores de internet, hospedagem de sites, inclusive no Registro.Br(site do Brasil principal para registro de domínio). Quase me formei em redes de computadores, mas quis desbravar outras áreas, como na área financeira na qual me graduei. Fui empreendedora na área da beleza e culinária.  Mas meu amor pela internet me puxou de volta, nesses últimos 10 anos aprendi muito sobre como empreender e como a internet pode te ajudar a ter um negócio. Por isso, quero compartilhar todo o meu conhecimento e experiência adquirida com a internet nos últimos 17 anos.

0 Comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

Tem alguma dúvida? Me chama
Sair da versão mobile